Desvendando os Segredos do Texto

Olá Pessoal!


Este é o espaço virtual que utilizaremos para compartilhar nosso projeto e as atividades que nele desenvolveremos.
Esperamos que este Blog seja muito útil para todos os professores de Língua Portuguesa, acadêmicos de Letras e demais interessados que por aqui passarem... Neste espaço, publicaremos os textos que produzimos, informações importantes sobre atividades desenvolvidas, planos de aula e sugestões de atividades interessantes!

SEJAM BEM-VINDOS!!!



O Pibid e o nosso projeto



O que é o PIBID?


O PIBID é um programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através da Coordenação da Diretoria de Educação Básica, com o objetivo principal de incentivar a formação de professores para a educação básica e a melhoria da qualidade de ensino da escola pública.
Sendo um programa de iniciação à docência, os participantes são alunos dos cursos de Licenciatura que, inseridos no cotidiano de escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico: www.capes.gov.br.


O nosso projeto: "Desvendando os Segredos do Texto: a leitura e a produção textual na escola"



Este subprojeto tem como principal objetivo a contribuição para a formação integral do futuro docente de Língua Portuguesa, a partir de sua inserção na escola pública durante o processo de formação inicial no curso de Licenciatura em Letras Português. Considera-se que essa formação inicial deve contemplar, de maneira articulada e equitativa, os aspectos teóricos indispensáveis à formação do futuro professor (teóricos, científicos e a prática educativa de Português) e, consequentemente, à sua atuação no trabalho com a leitura e a produção de textos na educação básica. Justifica-se esta proposta de inserção do acadêmico nas escolas da rede púbica de ensino pela sua necessidade de aprimoramento dos conhecimentos, o que, a nosso ver, se dará a partir das experiências vivenciadas na realidade educacional. Dessa maneira, os acadêmicos participantes participam ampla e ativamente de todas as atividades realizadas na escola, assim como da elaboração/organização de atividades que possam contribuir tanto para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na educação básica quanto para o aprimoramento de seus conhecimentos acadêmicos. As escolas contempladas pelo nosso subprojeto são a Escola Estadual de Freitas Neto e a Escola Estadual Cristina Guimarães, ambas localizadas em Montes Claros - MG, e os  integrantes do subprojeto fazem parte da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

2 comentários: